terça-feira, 3 de novembro de 2009

Suzuki lança scooter movida a hidrogênio

Desempenho da nova moto é semelhante ao de uma scooter normal de 125cc movida a gasolina, só que mais silenciosa e sem emissão de gases poluentes.

Por Luciana Alves
A Suzuki apresentou na Tokyo Motor Show um protótipo de uma moto scooter elétrica movida a hidrogênio. A invenção utiliza a plataforma de um Suzuki Burgman normal e uma célula de combustível do tipo PEFC (polymer electrolyte fuel cell), desenvolvida pela britânica Intelligent Energy Co., uma das líderes mundiais em energia limpa.
De acordo com o site RegHardware, a célula de combustível é alimentada por um tanque de hidrogêncio de 10 litros e é refrigerada a ar. A moto possui ainda uma bateria auxiliar de 500Wh de lítio, que ajuda na aceleração e acumula o excesso de eletricidade pelo sistema regenerador de energia.
Segundo o site EVWorld, com o tanque cheio, a nova moto pode andar por aproximadamente de 350 quilômetros, a uma velocidade de 30Km/h. A empresa diz que o desempenho da nova moto é semelhante ao de uma scooter normal de 125cc movida a gasolina, só que mais silenciosa e sem emissão de gases poluentes - a queima de hidrogênio produz água pura. A Suzuki não revelou se produzirá a moto em escala comercial, mas o assunto está sendo estudado.
“A scooter Burgman emissão zero é o mais recente produto do bom relacionamento comercial entre Suzuki e Intelligent Energy”, comentou o Dr. Henri Winand, CEO da Intelligent Energy, no lançamento. “Naturalmente, essa moto movida a células de combustível limpo não é feita simplesmente para feiras de veículos e poderá estar disponível para todos em um futuro próximo. Com um mercado de massa de cerca de 40 milhões de unidades por ano, há muito para ir atrás.”
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