quarta-feira, 14 de julho de 2010

Orar Com Todos

“Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles.” (Atos 20:36 ARA)

Eu sou um homem de oração e amo reuniões de oração. Tenho meditado sobre o assunto e escrito sobre o assunto (vem aí mais um livro). Mas um versículo simples e pequeno como este já me leva a aprender mais alguma coisa sobre este vasto assunto.

Nós já não temos grande facilidade de orar pelas pessoas, estejam elas próximas ou não. Orar com as pessoas, piorou ainda mais. É lógico que há aqueles que basicamente fazem duas coisas na vida: orar e dormir. Se não estiver dormindo, está orando. Admiro-os profunda e sinceramente. Mas não é um grande número.

Paulo ali orou com todos. Não sei ao certo se orou com todos ao mesmo tempo, o que é sugerido pelo fato de ter-se ajoelhado, ou um de cada vez. Mas o fato importante é que não deixou de orar com ninguém. Mesmo não sendo um por um, orou com todos.

Meu leitor, a oração move o céu e desmonta o inferno. Tudo muda. Eu lembro que nos grandes momentos da minha vida, os melhores e os terrivelmente piores, a marca e a virada vieram com um emissário do Senhor orando por mim. A oração do dia da minha conversão mudou minha vida. A oração da minha consagração como pastor me marcou. O consolo da oração quando perdemos nosso primeiro filho foi marcante. Quando falimos e tudo ficou tão difícil, a auto-estima foi embora junto com os bens e o ministério desmoronou no mesmo ano, uma oração me levantou. Veio de um homem que vivia um momento bem pouco melhor que o meu, mas na unção do Pai.

Meu irmão, aprenda a orar pelas pessoas sim, mas invista em orar com elas. As vidas podem ser mudadas, a realidade pode ser mudada, o destino pode mudar. Basta orarmos. Ore com as pessoas, isso faz diferença.

“Pai, ajuda-me e encoraja-me para que eu seja e aja como o Senhor deseja de mim. Quero aprender a orar pelas pessoas mais e mais, assim como quero vencer a timidez e orar com elas.”

Mário Fernandez

segunda-feira, 12 de julho de 2010

De novo!

“… a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.” (Isaías 61:3)

Você, assim como eu, já teve a sensação de estar passando por um mesmo problema, uma situação difícil, uma luta, uma enfermidade, um desemprego, uma traição, dívidas, mais de uma vez? Parece que a coisa está se repetindo… 

E claro, fazemos de tudo para sair delas o mais rápido possível. Oramos, jejuamos, buscamos solução e… ufa! Graças a Deus passou.

Mas, de repente, aparece tudo de novo. Não são exatamente iguais, mas parece que a lição a ser aprendida é a mesma que de outra ocasião. E se for, por quê? O que foi que eu não aprendi da outra vez, para estar nesta situação novamente? O que Deus está querendo me mostrar com tudo isso?

Em muitas ocasiões nós acabamos buscando uma saída mais fácil, ou sem querer pegamos um atalho, e Deus na sua infinita bondade e misericórdia nos permite voltar atrás, ao ponto onde paramos, e aprendermos a lição toda para então seguirmos em frente.

Mas há ocasiões em que toda a lição foi assimilada e houve aprovação. Então porque nos parece que ela está se repetindo? Talvez minha amada, Deus esteja simplesmente forjando teu caráter e permitindo que você se torne como um carvalho.

O carvalho é uma árvore usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais.  Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!  Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!

Assim somos nós. Quando permitimos que Deus nos trate, Ele nos torna fortes, robustos, inabaláveis, fonte de inspiração e de fortaleza para os cristãos mais novos que precisam de heróis na atualidade, para saberem que Deus continua agindo no meio do seu povo como fazia nos tempos da Bíblia.

Se você está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense como o carvalho… é só mais uma tempestade que o tornará mais forte.

Sandra Torres

Piorando

Espero que se algúem ler esse texto abaixo Deus possa falar ao seu coração assim como falou ao meu hoje pela manhã.

“Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.” (2 Pedro 2:21 ARA)

Desde o início do Ichtus, nossa proposta foi de não tratar de assuntos polêmicos, portanto aqui não vamos discorrer sobre perda de salvação. Nosso foco aqui é apenas prático: há pessoas que começam a andar conosco e depois se afastam, voltando a uma vida “torta”. O versículo anterior usa a expressão “deixando se enredar” e é nisso que gostaria de meditar. Tudo começa de forma sutil, simples e pouco importante.
A tônica do que me vem ao coração é que aquele que está em pé, cuide para que não caia. Que a cada dia basta o seu mal, então não se estresse demais. Faça bem as suas contas para não passar por louco e deixar obras inacabadas. Olhe para Cristo, autor e consumador da fé, deixando todas as coisas para trás e correndo para o alvo. Ame as pessoas como Cristo amou a igreja.

Precisamos aprender a viver por modo digno do evangelho que professamos. Avalie assim: se todo mundo na igreja fosse clone seu, quantas pessoas novas viriam? Se todo mundo fosse, agisse e pensasse, como eu, que igreja seria essa? Ou mais ainda: se o Senhor voltasse hoje (aleluia) o que ele elogiaria em você como membro de sua igreja local?

Meu querido, pare de olhar para os lados e reflita sobre si mesmo. Invista em ser um ser humano melhor diante de Deus a cada dia. Isso fará com que não apenas você mesmo mas também os que estão ao seu redor não se enredem com os cuidados desse mundo. Os problemas continuarão acontecendo, mas serão decrescentes.

O alerta de Pedro é muito claro: melhor nem ter conhecido o caminho da justiça do que se meter nele para abandonar depois. Eu não volto para trás, mas minha certeza disso vem do Senhor, com quem me esforço diuturnamente para acompanhar na caminhada. Posso te dizer que vale o esforço, meu irmão.

“Senhor, obrigado por me alertar sobre o cuidado e persistência necessários para andar contigo. Me ajuda a não Te decepcionar, eu não quero isso.”
Mário Fernandez

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Viver no Mundo

“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” (João 17:15 ARA)

Eu percebo que muitas pessoas tem a impressão errada de Deus, em vários sentidos e aspectos. Especialmente quando se trata de pedir as coisas a Ele, assunto que tenho estudado bastante ultimamente, parece que a distorção é ainda maior.

Deus é soberano e age como quiser, quando quiser e da forma que quiser, sem precisar prestar contas a ninguém – e de fato raramente o faz. Ainda assim, quando o faz, é por que quis e não por que precisava.
Os desafios virão, as tentações virão, os problemas virão. É inerente ao mundo em que vivemos. Nem Jesus pediu que seus mais próximos fossem tirados disso, apenas poupados da ação do mal. Note bem: da ação do mal, nem da exposição a ele. O mal virá, mas a oração de Jesus é para que os seus sejam guardados (poupados) de serem atingidos por ele.

Tenho visto muitos orando para Deus conceder paciência, mas não aceitam desaforo e não se deixam aperfeiçoar. Pedem santidade mas não fogem da tentação. Pedem para prosperar mas não querem estudar ou trabalhar mais. Oram para que Deus lhes dê saúde mas se alimentam mal e não se exercitam. Pedem que Deus ouça suas orações mas apenas pedem e nunca adoram e agradecem. Cantam “eu te amo Jesus” com seus lábios mas não dizem “eu te amo Jesus” com sua obediência.

Infelizmente isso é receita de fracasso, pois Deus nunca prometeu que as coisas seriam dadas num passe de mágica. Para ter caráter é preciso ser forjado. Para ser homem é preciso ter sido menino. Não temos promessa de ser tirados deste mundo ou isentado de experimentar o mal. A promessa, ou a oração de Jesus neste texto específico, é de que seríamos guardados da ação do mal. Não ser atingido é diferente de não ser exposto.

Se você quer ser abençoado, cuidado com o que pede para Deus. Às vezes a gente pede uma colheita e Deus no dá um campo e um saco de semente.

“Pai, obrigado por que teu agir não se prende na lógica deste mundo, Tu és soberano no céu e na Terra. Ensina-me a entender o que a Tua Palavra me ensina para que eu alcance graça e conhecimento diante de Ti.”

Mário Fernandez